Aprenda técnicas de avaliação. Um avaliador qualificado aprende a fazer avaliações seguindo os padrões uniformes de Avaliação Prática Pessoal. Esse treinamento está disponível através da Sociedade Internacional de Avaliadores ou a Associação Avaliadores da América .
2
Determine o propósito ou a função da avaliação de um vaso de madeira . Uma avaliação para o seguro não é a mesma avaliação para uma venda da propriedade ou do leilão , ea avaliação é válida somente para o uso declarado. Certifique-se de que você sabe a diferença.
3
Considerar as tendências de mercado para avaliar os vasos de madeira. Quando a economia está em uma queda, menos compradores disputam o produto pode diminuir o valor. A economia afeta antiguidades de alto nível com menos de novos vasos de madeira ou um vaso de madeira de qualidade e valor médio.
4
Identificar a madeira em grão e cor . Vasos de madeira criados a partir de madeiras exóticas e raras são geralmente mais valioso , seja novo ou velho. Use um site como o Hobbit House ou o livro "Identificar Madeira " por R. Bruce Hoadley para obter ajuda com a identificação. Saiba cores comuns de madeira : vermelho provavelmente significa mogno ou cerejeira, carvalho e pinheiro são de cor clara, e cores escuras muitas vezes vêm de madeiras exóticas como o ébano
5
Identificar o fabricante e era. . Tigelas assinado e vasos ou itens com proveniência ou história de propriedade são mais valiosos que os vasos não assinados sem atribuição ou história. A idade pode aumentar o valor, mas alguns novos vasos de madeira artísticas virou mão provar mais valioso do que antiguidades de má qualidade . Se o vaso de madeira não está assinado , solicitar ao proprietário anterior sobre a história . Determinar a época e idade do modelo , forma e finalidade , assim como do desgaste da madeira , especialmente na parte inferior .
6
Reconhecer qualidade e habilidade . Madeira torneada e escultura são empreendimentos artísticos e um trabalho de qualidade é arte . A habilidade do artesão que é superlativo a habilidade de outros fabricantes aumenta o valor . Acabamento rugoso , erros na escultura ou de viragem, ou defeitos graves na madeira pode desvalorizar um vaso de madeira .
7
Procure defeitos e danos. Danos diminui o valor de colecionáveis em até 50 por cento e até mesmo danos leves , como arranhões na parte inferior do uso afetar o valor .
8
Conheça a diferença de preço e valor. Os itens são muitas vezes muito caro, e preço e valor não são as mesmas . Preços de itens em lojas não refletir com precisão o valor . Valor e preços realizados em uma venda estão relacionados, outros fatores, como danos e mérito artístico sendo iguais. Itens de valor de sua própria , ou obter um avaliador , com experiência na área de propriedade pessoal e artes decorativas ou utensílios domésticos para avaliar um vaso de madeira ou uma bacia que você acredita que pode ser valioso . Seu artigo pode ser digno de uma viagem para a Antiques Roadshow onde avaliadores muitas vezes valorizam tigelas de madeira e vasos. Uma tigela de madeira sobre o show foi avaliada em US $ 40.000 a US $ 60.000.