Papel é higroscópico. Ele vai absorver ou libertar água a partir dos seus arredores até a concentração de água no papel é igual à concentração de água no seu ambiente . A maior parte do papel é feita de fibras de celulose . Estas fibras individuais se expandem quando a umidade é absorvida e contrato quando a umidade é liberada, resultando em textura de papel irregular.
A umidade relativa do ar superior a 65 por cento incentiva o crescimento de mofo e bolor e acelera reações químicas nocivas. Alta umidade pode destruir o conteúdo de um documento , fazendo com que a tinta a sangrar um prazo. É também atrai os insectos . A umidade também pode comprometer a eficácia de colas e outros agentes de ligação que possuem documentos juntos.
Determinar Umidade
Manter uma sala de arquivo a uma humidade relativa entre 30 e 50 por cento .
de humidade relativa é directamente proporcional à temperatura . Pode ser definida como a quantidade efectiva de água no ar , relativamente à quantidade máxima de água que o ar pode conter a uma dada temperatura . Como regra geral , quanto mais quente for a temperatura, mais humidade do ar pode conter . Higrômetros podem ser comprados para medir a umidade relativa e absoluta.
Reguladora Umidade
Verifique se a umidade relativa do ar não cai abaixo de 30 por cento , pois isso faz com que a maioria dos papéis para se tornar quebradiços .
Se o seu espaço de arquivo tem uma umidade relativa do ar acima de 50 por cento, um desumidificador pode ser usado para remover o excesso de umidade do ar . Ar condicionado também serve para puxar a umidade do ar. Ele também tem a vantagem de oferecer controle de temperatura.
Outros fatores
Mantenha os documentos de arquivo em um quarto escuro e fresco com um nível de umidade aceitável. Sempre manuseie documentos preciosos com luvas para evitar sujar .
Há muitos outros fatores que contribuem para a degradação do papel . As reacções químicas acontecer mais rapidamente a altas temperaturas . A redução da temperatura das unidades de armazenamento de papel preserva melhor os documentos . Temperaturas entre 64,4 e 68 graus Fahrenheit são geralmente aceitos como seguros. Mudanças dramáticas e repentinas de temperatura e umidade também são prejudiciais ao papel que o papel terá que expandir ou contrair para alcançar o equilíbrio rapidamente. Isso faz com que o estresse e enfraquece o papel. A exposição à luz , especialmente luz ultravioleta do espectro , acelera o processo de oxidação, que provoca produtos químicos para degradar o papel . Isto leva ao branqueamento , desaparecendo, amarelecimento e escurecimento do papel e texto. Poluição do ar , tais como poluentes químicos que são subprodutos de processos industriais , de papel , tornando-se enterrado danos nas fibras . Sujeira , poeira e outros poluentes do ar também escurecer e papéis sujos.