Um dos aspectos originais do projeto da faca é o entalhe na base da lâmina , um pouco acima da pega , chamado um cho . Há muitas histórias e alguns fatos que cercam o cho . A razão prática para o cho é evitar que sangue ou seiva da árvore de fluir no punho , o que poderia fazer com que o usuário perder o controle sobre a faca. Outro benefício do entalhe , como muitos Khukuri não têm globos , é impedir o usuário de afiar o cabo da faca , enquanto aperfeiçoa a lâmina.
Cho Tradições e Lendas
Gurkha soldado exibindo sua Khukuri
O entalhe tem dois significados religiosos para os hindus . Primeiro, o próprio entalhe representa o símbolo hindu da fertilidade. Em segundo lugar , há um baixo-relevo na forma cho para representar o casco de uma vaca , que é um animal sagrado na fé hindu. Lendas dizem também que o entalhe foi desenvolvido para permitir um lutador para pegar a lâmina de seu inimigo durante o combate corpo -a-corpo .
Cho mitos e falsidades
Há também muitas falsidades espalhadas sobre o entalhe. Um dos mais comuns é que o encaixe é projetado para permitir que o proprietário se cortar com segurança , de modo a nunca bainha uma faca que não é de raça . Isso não iria funcionar, como o entalhe não está afiada . Outro mito é que o entalhe é usado como uma visão, para permitir lançamento preciso da faca. O Khukuri não é uma faca equilibrado e não seria uma arma eficaz jogado . O entalhe não é também um abridor de latas. Há desenhos de Khukuri mais de 1400 anos de idade que mostram claramente o entalhe .
História do Cho
O mais antigo lâmina Khukuri conhecido , em exposição no Museu Nacional em Kathmandu, tem o cho . Desenhos templo indiano que datam como o ano 600 dC retratam este entalhe característico na base da lâmina .