Clovis são um dos primeiros tipos de pontas de seta a ser usados , que remonta tanto quanto 14 mil anos . Eles são encontrados apenas na América do Norte. Este tipo de ponta de seta tem um ou mais canais , ou bosques para baixo do centro usado para vinculá-lo a um eixo. Ele tem uma base côncava e lados convexos . A base foi geralmente moído para baixo para evitar que o corte do material de ligação . Clovis pontos são pensados para ter sido usado por animais de grande porte , como bisões e mamutes .
Dalton Pontos
setas ponto Dalton se acredita ter sido utilizada tanto como projéteis e como facas . Eles são longos, magro e lança -como na forma. O lado direito da seta tende a ser chanfrada , especialmente quando o ponto foi afiada . Alguns pontos foram caneladas . Pontos Dalton foram encontradas em todos os 114 municípios em Missouri. Eles são semelhantes a outros tipos de pontas de flechas encontradas no Centro-Oeste.
San Patrice Pontos
Também encontrado em Missouri e namorar ao mesmo período como pontos de Dalton , os pontos de San Patrice vêm em duas variedades , pontos de esperança e pontos St. Johns . Ambos os tipos de pontos San Patrice são tipicamente finos e têm cicatrizes flauta em uma ou ambas as faces . O ponto de esperança tende a ter ombros arredondados e uma base profundamente côncavo. St. Johns podem ser distinguidos do ponto de esperança pelo entalhe de canto , perto da base , bem como ter uma base inferior côncava .
St. Charles Pontos
St. Charles pontos são encontrados em Illinois central e leste do Missouri . Eles são às vezes chamados de cauda de andorinha ou Plevna pontos. Datado de 8.000 a 10.000 anos atrás , os pontos de St. Charles são médias e grandes pontos de lança - faca . Eles têm lados convexos , e os pontos são geralmente farpado ou serrilhada . As hastes são curtas e estreitas , enquanto que os entalhes são profundos e estreitos. Encontrado em Mississippi Vale do Alto , eles são geralmente feitos de Hixton arenito silicificado ou Burlington chert .