Um número de catálogo é atribuído a cada lançamento pela gravadora para identificar que a liberação particular. Isto é verdade para o vinil ( 33, 45 e 78 rpm) registros , CDs, cassetes, fitas de 8 faixas e DVD. O número é usado para acompanhar as vendas através de distribuidores e para fins contábeis internos da gravadora . Este número pequeno pode não significar muito para o comprador médio recorde --- na verdade, a maioria das pessoas nunca sequer notar. Mas, para os vendedores de música, disc jockeys , colecionadores de discos e viciados em música , um número de catálogo é muito importante. Isso pode identificar ou não um registro é rara, importada , out- of-print ou de um certo valor histórico.
Onde encontrar o número de catálogo
A colocação de um número de catálogo geralmente varia de acordo com a gravadora emissora. Como regra geral para capas de discos de vinil , o número de catálogo ou será encontrado na coluna do álbum ou na tampa traseira . O número de catálogo é frequentemente encontrada em mais do que um local , tanto do lado de fora do disco e sobre o próprio disco . É quase sempre scratch impressa na ranhura de escoamento perto do centro de 33 registros do RPM e também pode aparecer no rótulo. 45 e 78 registros rpm quase sempre terá o número de catálogo impresso na etiqueta.
Que um número de catálogo Looks Like
códigos de catálogo são geralmente um combinação de números e letras , embora nem sempre . Cada gravadora tem seu próprio sistema de numeração única, então o estilo de números de catálogo irá variar de um rótulo para outro. Normalmente, todas as letras serão uma parte do nome da gravadora, e os números vão identificar a fim de que determinado disco foi lançado em sucessão pela gravadora . Os números de catálogo podem variar por país , bem como, de acordo com o rótulo de emissão naquela nação. Por exemplo, na Inglaterra, os Beatles álbum " Abbey Road" foi lançado pela Apple /Parlophone com um número de catálogo do PCS 7088 ; em os EUA foi emitido pela Capitol Records , com um número de catálogo de SO 383 .
O que você pode aprender com um número de catálogo
Muita informação pode ser adquirida a partir de uma número de catálogo do álbum , como o país de origem, emissão de etiquetas e se é um rpm 33, 45 ou 78. Mais importante ainda, um número de catálogo ajuda a determinar se um álbum é uma verdadeira libertação , uma falsificação ou bootleg . Quando se trata de registro de vinil coleta, compra e venda , estes são fatores críticos na determinação do valor monetário de um recorde. Por exemplo, um original Sun Records 45 de "Mystery Train" de Elvis Presley vai valer muito mais do que uma versão falsificada liberado mais tarde em 1970. Porque algumas falsificações e bootlegs são habilmente embalados para se parecer com as versões originais , por vezes, a única maneira de saber se é o negócio real é pelo número de catálogo.
Como referência cruzada Números de catálogo
Existem inúmeros sites que permitem que os colecionadores de discos para procurar números de catálogo e verificar a procedência de um álbum. A maioria desses bancos de dados estão disponíveis gratuitamente . Basta digitar o número do catálogo em seu LP de vinil, 45 ou 78 rpm registro , você pode verificar se é uma versão original autêntico ou re -lançamento, falsificados ou bootleg . A maioria dos bancos de dados de catálogo recorde incluir informações adicionais sobre o álbum e , muitas vezes, uma fotografia da capa e /ou gravadora para efeito de comparação e identificação.