Tenha em mente que os fósseis originais , muitas vezes assumir a aparência de uma variedade de coisas, como teias , insetos , escalas, uma colméia ou favo de mel ou mesmo um cérebro. Da mesma forma, certas formas podem ajudá-lo a identificar um fóssil potencial , como um tubo segmentado , uma forma oval com um furo no seu centro ou de um objeto em forma de estrela.
2
Saiba que , enquanto é fácil identificar ossos como crânios intactos ou vértebras , isso não significa necessariamente que eles pertencem a uma criatura de um passado distante . Além disso, pedaços de madeira , coral ou mesmo rock pode ser confundida com osso simplesmente por causa de sua forma. Óssea verdadeira terá uma textura fibrosa , com canais que passa por ele .
3
Confira um mapa topográfico da área que você está procurando para ver se é provável que contêm fósseis , em primeiro lugar . Por exemplo, em grande parte os EUA , ossos fósseis não são geralmente encontrados em depósitos de rocha mais velhos do que o período Devoniano.
4
Procure fósseis comuns em locais onde eles são mais prováveis de serem encontrados , como como em pedreiras (com permissão) , construção civil ( idem ) e ao longo de leitos de rios , falésias e riachos. Estes últimos são particularmente boas fontes de braquiópodes e cefalópodes .
5
Reconhecer que um ovo fossilizado é um achado muito raro , mas também um dos pseudo- fósseis mais misidentified . A chave para identificar ovos de dinossauro autênticos é saber que eles sempre são encontrados em grupos, nunca singularmente .
6
confirmar a validade e identidade dos fósseis que você encontra com um profissional ou uma organização , tais como a chefe do departamento de ciência da universidade ou da Sociedade Geológica da América ( ver Recursos abaixo) .