Compare as duas conchas do fóssil. Se as válvulas são imagens de espelho um do outro , o fóssil é um bivalve . Se uma válvula é menor que o outro, você está olhando para um brachiopod .
2
Olhe para cada shell de seu fóssil separadamente. Se você pode desenhar uma linha de simetria no meio de cada reservatório , em seguida, seu fóssil é um brachiopod . Se você não puder fazer isso, então o fóssil é um bivalve .
3
Observe o buraco encontrado frequentemente em braquiópodes . Muitas conchas de braquiópodes tem um buraco ou sulco no meio da dobradiça shell onde o brachiopod foi anexado ao fundo do oceano.
4
Tome nota das características especiais de bivalves . Olhe para o par de conchas juntos. Muitos bivalves têm lacunas ao longo da borda da casca, que permitiu que o animal tanto respirar e se mover quando ele estava vivo. No interior de conchas bivalves , é provável que você encontrar um ou mais círculos ásperas onde os músculos foram anexados.
5
Comparar as maneiras em que você costuma encontrar de braquiópodes e bivalves fósseis . Fósseis de braquiópodes são geralmente encontrados com seus escudos juntos , enquanto fósseis de bivalves são geralmente encontrados com seus escudos separados . Isto porque braquiópodes tinha muitos músculos que mantiveram suas conchas da separação .