O monstro Tully ( Tullimonstrum gregarium ) foi nomeado o fóssil do estado de Illinois em 1989. Este animal , em homenagem caçador de fósseis amador Francis Tully que descobriu a criatura em 1959, não é só exclusivo para Illinois mas, aparentemente, não tem relação com qualquer outro filo animal. Os restos fósseis desta criatura foram descobertos nos depósitos de xisto Mazon Creek na área onde Grundy , vontade e Kankakee municípios se encontram. As camas de xisto continha nódulos da siderite mineral ( canga ) que realizou fósseis de monstro de Tully e outros organismos vegetais e animais Carbonífero . As camas de xisto foram descobertos na década de 1850 , mas grandes áreas foram expostos no século 20 por operações de mineração tira para o carvão deitado debaixo do xisto.
Aspecto
A Tully monstro era um invertebrados marinhos de corpo mole que em média cerca de um pé de comprimento. Seu corpo segmentado alongada se assemelhava a um charuto , afilado para baixo em ambas as extremidades . A dianteira teve uma longa probóscide derrubado por um par de pinças mandíbula semelhante cravejados com oito dentes minúsculos . Um olho em uma haste transversal projetada a partir de cada lado do corpo , perto de onde a tromba se juntou ao corpo. A outra extremidade do corpo cônico para uma cauda que tinha dois horizontal triangular ondulado barbatanas que se pensa têm impulsionado este animal através da água , e uma barbatana dorsal para a direcção. As tenazes, forma aerodinâmica , olhos amplamente espaçados e capacidade de natação aparente indicam esse animal era um predador que atacou pequenos animais marinhos como camarão ou água-viva. Paleontólogos divergem sobre se a tromba era usado para sugar os sucos vitais de presa ou foi usado como uma tromba de elefante para transmitir comida para a boca .
Mazon Creek Depósitos
os depósitos Mazon Creek são famosos entre os paleontólogos por ter preservado estruturas delicadas folhas das plantas e as estruturas de animais de corpo mole . Geralmente , plantas decadência antes que eles podem fossilizar , e apenas as cascas duras ou ossos de animais são normalmente preservados como fósseis . Mas as condições ao longo das margens dos mares pré-históricos Illinois ' aparentemente eram perfeitos para fazer fósseis, com plantas e animais mortos enterrados na lama antes de catadores ou decadência destruiu.
Outros fósseis Illinois
não
Illinois não tem os fósseis de dinossauros espetaculares do Triássico , Jurássico Eras ou Cretáceo . Mas tem uma abundância de fósseis Carbonífero Época nos depósitos Mazon Creek , incluindo parentes pré-históricos gigantes de cavalinhas modernas , samambaias, musgos clube e ginkoes . Ao todo , mais de 400 espécies de plantas Carbonífero Época foram identificados. Mas nenhum deles é exclusivo para Illinois. Os depósitos Mazon Creek também renderam restos fósseis de Carbonífero medusas , vermes, caracóis , moluscos, vieiras, camarão, peixe , insetos gigantes, centopéias , lacraias , aranhas gigantes , escorpiões e caranguejos-ferradura . Mais uma vez , nenhum desses animais fósseis são exclusivos para Illinois.