Paphos está localizado na costa do sudoeste de Chipre. Como resultado, muitos fósseis do oceano pode ser encontrado. Visitantes muitas vezes caiaque ou barco para visitar cavernas do mar , situados na extremidade da ilha . Tours e aluguéis podem ser adquiridos especificamente para este fim . Fósseis pode ser vista encaixada nas paredes de rocha ao longo da costa . Há também fósseis localizados em falésias interior. Casas com pedra corte de montanhas locais ainda têm fósseis .
Gastrópodes
Archaeogastropods , vulgarmente conhecida como gastrópodes , são um tipo de fóssil encontrado em Paphos . Estes fósseis são entre dois e cinco milhões de anos, que datam da era do Plioceno . Gastrópodes são criaturas caracol invertebrados na família molusco . Eles têm, geralmente, um reservatório em espiral , embora alguns tenham conchas em forma de cúpula . A maioria dos gastrópodes são do mar, mas alguns desenvolveram órgãos pulmonares , como que lhes permitam viver no interior.
Museus
Museus em Paphos mostrar natural história da ilha , incluindo uma grande variedade de fósseis . O Museu Municipal de História Natural Larnaca tem uma grande variedade de exposições de história natural , incluindo exemplos de fauna , formações rochosas e abundância de fósseis . A coleção Georgios Eliades , localizado no Exo Vrysis Street, contém exemplos da história antiga de Chipre , incluindo os fósseis . Esta instituição em Paphos, nomeado o Museu Etnográfico, é amplamente considerado como o museu mais rico em Chipre.
Petra Tou Romiou
Um atol ao largo da costa de Paphos nomeado Petra Tou Romiou tem muitos exemplos impressionantes de fósseis embutidos em seu rock. A praia circundante é conhecida como uma das mais belas de toda a Chipre. Coral e conchas pode ser encontrada no atol , além de fósseis . Rochas menores cercam a Petra Tou Romiou . Lenda local diz que a deusa do amor , Afrodite, levantou-se do oceano no lugar deste atol.