Identificar a denominação e as imagens no anverso (frente) e reverse ( costas) da moeda e comparar com exemplos em seu guia. Alguns desenhos das moedas foram utilizados apenas por um curto período de tempo ou ter sido fora de circulação , desde que eles agora são considerados raros.
2
Identificar ano da moeda , normalmente localizado no anverso . Além de determinar a idade da moeda, o ano pode fornecer pistas para o valor da moeda. Por exemplo, nos EUA trimestres cunhadas antes de 1964 contêm uma porcentagem maior de prata do que as cunhadas após essa data , tornando-os mais valor .
3
Localizar e identificar a marca de hortelã e compará-lo com o seu guiar. Você pode precisar de uma lupa para ver a letra muito pequena , geralmente localizado no anverso da moeda , que identifica a cidade em que a moeda foi cunhada . Para algumas moedas, o local de cunhagem influencia o valor da moeda.
4
Determinar a condição , ou grau , de sua moeda. Enquanto o seu guia pode ajudá-lo a fazer uma análise inicial , classificação deve ser feito por um profissional, se você acredita que sua moeda é valioso. Moedas Uncirculated - aqueles que nunca foram usados como moeda pelo público - são os mais procurados por colecionadores e comandar um preço mais elevado do que as moedas circulavam
5
Procure por erros no . moeda. Erros como um projeto anverso ou verso em ambos os lados , as denominações não correspondentes no anverso e reverso , duplo impressionante da moeda, ou greves off- centrado são muito raros, mas também fazer uma moeda extremamente valioso.