Nos primeiros dias do império do sistema de comércio e escambo foi usado para adquirir bens e serviços. Na verdade, a palavra latina " pecus ", que significa gado, é a partir de onde a palavra por dinheiro ", pecunia ", foi derivada.
Primeiras moedas
Roman Precoce moedas eram feitas de bronze. Um pedaço de bronze pesando um quilo Romano foi dividido em doze pedaços menores chamados semis ( meia ), triens ( terceiros), quadrans ( quartas ), Sextante (sexto ) e uncia ( décimo segundo ) . Estas moedas foram chamados "grave aes, " bronze pesado, e foram projetados com imagens de animais exóticos ou proa de um navio. A "grave Aes " se tornou conhecido como o " como ".
Influência grega
moedas de prata foram introduzidos em torno 269 aC devido à influência dos gregos. Bronze e prata foram usados simultaneamente por cerca de outros cem anos.
O Denarius e Augusto
Depois de uma reforma do sistema monetário , os romanos começaram a cunhagem de uma moeda de prata chamado o " denário ". O como eo denário foram usados juntos até o reinado do imperador Augusto, que começou a cunhagem de moedas de prata, ouro , latão e bronze.
Cunhagem
Roman moedas foram cunhadas no templo de Juno Moneta, a origem da palavra Inglês para " dinheiro". O Senado foi responsável pela cunhagem de moedas, mas foram os imperadores que foram responsáveis pela pureza dos metais utilizados . Consequentemente moedas variou na pureza de um imperador para a próxima.
Reforma
verdadeira reforma veio em AD 301 sob o imperador Diocleciano que instituiu os rigorosos padrões de pureza para o ouro , prata, e moedas de bronze. Mas o império não iria ver a sua reforma monetária final até a ascensão de Constantino. Muitas das reformas de Constantino tratado substituindo pagão com imagens cristãs .