Estabelecer se uma moeda está em condição não circulado por examiná-lo de perto com uma lupa . Quando uma moeda deixa a casa da moeda , ele tem o que é conhecido como um " brilho de menta ", uma flor de cetim , como que se desintegra facilmente sob manipulação. Se esse brilho está intacta , salvo uma ou duas manchas muito pequenas , então você pode classificar a moeda como não circulado , ou até mesmo brilhante não circulado se o brilho é intocada.
2
Examine a moeda da mesma forma como na Etapa 1 para avaliar se uma moeda é não circulado na outra definição do termo . Se um fornecedor está tentando vender-lhe um item de moeda padrão que ele afirma nunca entrou circulação geral , questioná-lo sobre a proveniência. Ele comprou a moeda diretamente de um governo hortelã ? Se assim for, ele tem um recibo ou documentação? Será que a moeda vem com qualquer tipo de embalagem ? A Casa da Moeda dos EUA, por exemplo , os pacotes de temas de apresentação de moedas em circulação , bem como a venda de moedas de pequeno valor em rolos vedados. Se não houver nenhuma documentação de apoio ou na embalagem , então a moeda é provavelmente apenas um exemplo muito bom que tenha sido retirado de circulação pouco tempo depois de ter sido emitido, ao invés de ser uma verdadeira peça Universal.
3
Siga os mesmos passos com uma moeda prova uncirculated ; ou seja, uma moeda única destinada a ser vendida a colecionadores. Mais uma vez , não deve ser abundante documentação e embalagem . Além disso, a prova moedas modernas , muitas vezes têm uma aparência distinta - um brilho fosco especial e , campos semelhantes a espelhos profundos. Mesmo para o olho destreinado , uma moeda prova Universal com esses atributos serão facilmente distinguíveis tanto de exemplos de moeda padrão uncirculated e do curso normal de moedas circulavam .