"Impressão" é um equívoco , medida por métodos atuais de imagem computadorizada. Tudo começou com blocos de madeira , talhadas à mão; o livro mais antigo conhecido que usou xilogravuras surgiu em meados do século 15 . Por meados do século 16 até o final de 1700 , quase todos os livros foram ilustrados a partir de placas de cobre . Durante o início dos anos 1800, Louis Daguerre e seu parceiro, Joseph Niepce , criou o primeiro processo fotográfico e as primeiras gravuras em metal por fotografia. Mais tarde, naquele mesmo século , o uso de uma " tela ", de William Talbot , na Inglaterra, cria padrões de pontos - ainda em uso hoje - conhecido como meios-tons . Em 1883 telas de meio-tom comerciais estavam em pleno andamento em os EUA, e todos, mas substituído xilogravuras no processo de impressão . Impressão a cores Half- tom seguido de cerca de dez anos mais tarde, e ainda é um dos processos de impressão a cores mais comuns . Mais tarde, o processo de fotografia se prestava bem a litografia - conhecida como foto - litografia - que , ao contrário dos processos de gravura ou fotogravura anteriores , permite imprimir sobre áreas grandes e sólidas. Finalmente, advento do método adicionado velocidade de impressão offset e flexibilidade , e substituiu " litografia " , embora o termo se aplica a ambos os processos.
O Processo Foto
israelense " Litho " Selo
A principal diferença entre "Photo" , ou fotogravura, e " Litho " , ou litografia , na impressão filatélico - como em outros meios de comunicação - está em processo , e não o produto acabado. As diferenças entre os selos impressos são quase imperceptíveis , exceto sob extrema ampliação. A imagem acima é um exemplo de uma impressão "Photo" (Scott Catálogo, N º 146 , Israel). Sem a cor , todos os que permaneceria seria pontos pretos que ilustram as impressões foto - placa . Uma fotografia do desenho filtra através de um crivo e transfere para uma placa de metal . O processo de quebra a transferência em pontos minúsculos , que , depois de uma lavagem química , formam depressões na placa . Após a tinta é aplicada sobre a placa , depois limpou , a tinta permanece somente nas depressões . Essas depressões com tinta formam o projeto original, quando aplicada ao papel. É aí que está a principal diferença entre os dois processos.
O Processo Litho
Durante o processo de litografia , papel nunca toca o prato, mas sim , na moderna processo , a transferência de imagem a partir da placa para uma folha de borracha , ou de um cilindro com revestimento de borracha , e as transferências de novo para o papel . Este método , conhecido como impressão offset, resulta da utilização de uma fórmula oleosa , seguido por uma lavagem com ácido para afastar de tinta em áreas não cobertas pela substância oleosa. O produto final é uma imagem mais plana , mas mais nítida. O selo de rádio e telefone ( Scott Catálogo, n º 250 , Israel) , acima , é um exemplo.
Similar , mas não o mesmo
A diferença entre os dois selos é quase imperceptível , se em tudo , a olho nu . Na verdade, existem várias imagens em catálogos filatélicos onde as autoridades selo - emissão de ter redesenhado e reeditados os mesmos desenhos anos mais tarde sob as listas combinadas de " Foto e Litho. " Cada processo compreende vários métodos diferentes que produzem o mesmo resultado . Sofisticação de um selo - emissor, a modernidade de suas instalações de impressão eo projeto resultar a emissora quer atingir, são fatores que determinam qual o processo é usado. No entanto, para um colecionador de selos , o processo raramente faz a diferença - . Exceto como um meio de identificar as diferentes edições do mesmo design e denominação
colorir fora das linhas
Note-se que ambas as imagens acima são basicamente preto sobre fundo ; carimbos multicolores geralmente empregam os métodos fotogravura . Esse processo proporciona maior flexibilidade para manipular uma variedade de cores e tons , usando preto com apenas as cores primárias: vermelho , amarelo e azul .