estabelecer se o selo foi feito pelo método de impressão correta. Falsificadores muitas vezes se esta errado . Consulte um guia de selo para o país em particular que se diz ter emitido o seu selo de estabelecer métodos que prevaleceu na época em questão , em seguida, examinar ambos os lados do selo sob uma lupa . Antes da década de 1970, selos dos EUA foram geralmente impresso através do processo de talhe doce pelo qual uma chapa de aço é aplicada ao papel sob enorme pressão - procure sulcos reveladores . Um método associado com selos britânicos é tipografia , onde o projeto é levantada como a impressão em um livro antigo e as cheias de tinta em torno dele , daí a cor geralmente sangra através na parte de trás . Muitos selos dos anos 30 em diante, foram impressos pela fotogravura, um processo de foto - gravura elegante também usado em quadrinhos da época. Essencialmente matrizes de pontos finos , selos modernos utilizam o processo químico conhecido como litografia offset .
2
Verifique se há uma marca d'água , uma medida de segurança generalizada até a década de 1970 . Qualquer bom guia irá dizer-lhe se o seu selo deve ter um e , em caso afirmativo , o que ele deve ser parecido . Você pode tentar detectar uma marca d'água , mantendo -se o carimbo de uma fonte de luz , mas filatelistas mais dedicados adquirir um detector de marca d'água de algum tipo, que funciona tanto através da aplicação de fluido para o carimbo ou de vê-lo através de um dispositivo de compressão de pequeno que revela variações no papel. Eles estão disponíveis on-line a partir de acessórios filatélicos lojas e varejo de R $ 30 para cima.
3
Avaliar as perfurações em torno da borda do selo. Um guia irá informá-lo de medição de perfuração de um carimbo especial . Você vai precisar de um medidor de perfuração de plástico, que você coloca ao lado do selo até encontrar um conjunto combinado de buracos.