A tradição de preparação e consumo de chá começou na China por volta de 200 aC Levou mais de 900 anos para a bebida de viajar para o Japão. Tinha um livro sobre a magia de chá não encontrou o seu caminho para as mãos de missionários Zen budistas , chá poderia nunca ter sido apresentado a cultura japonesa. Como a maioria das inovações de outras terras , beber chá não se tornou popular durante a noite . Levou o fascínio do tribunal imperial japonês com cerimônias de chá chinês para inflamar a imaginação da sociedade. Em pouco tempo, o chá assumiu uma posição de destaque na cultura japonesa . Assim, também fez projeto bule e fabricação .
Identificação
A palavra japonesa para bule é Dobin . Os mais antigos projetos Dobin no registro contou com corpos globo-como acentuados com tampas em forma de disco e alças resistentes . Um botão ligado à tampa deu o acesso de água ao interior do dispositivo de despejar . Alguns vasos foram projetados com duas alças. Estes são chamados kyusu e teve origem em uma região de olaria sul de Nagoya. Para definir estilos bule desta área além de outras regiões , os vasos foram terminou com um polimento vermelho para identificar seu local de origem .
Geografia
Outras regiões do Japão tornaram-se centros artísticos para o projeto bule . O Japão foi o lar de uma rica variedade de argilas e estúdios locais começaram a aplicar projetos populares em suas regiões para estabelecer projetos distintos, variações de cor , características incisos e excisadas , punhos incomuns e enfeites exclusivos para a área. Um tipo de Dobin popular usado exclusivamente para preparar o chá verde foi feita a partir de materiais cerâmicos brancos fortemente envidraçadas que , ao longo do tempo , mudaram a cor da panela para um verde brilhante. Panelas foram feitas de materiais que conduziram calor tão bem, que poderia ser realizada com as mãos nuas. Outros foram criados para olhar e sentir delicada e frágil , por isso, panos e outras proteções eram obrigados a mantê-los .
Função
Com o tempo, tornou-se Dobin símbolos de status e posição social e artesãos encontraram novas maneiras de criar mercados para os vasos. Quando os modelos à base de argila se tornou banal , um novo material foi apresentado ao legado bule japonês: o Tetsubin . Este bule foi fabricado em ferro fundido, oferecendo um exterior e interior de esmalte resistente à chama . O esmalte protegido o chá de adquirir um gosto metálico quando fabricado . Bules tetsubin foram ricamente decorados no lado direito virada da embarcação desde a etiqueta japonesa chamada para despejar com a mão esquerda como um sinal de respeito. Tetsubin oferecido mais um benefício para o seu proprietário : Quando não for utilizado para preparar o chá , pode pendurar sobre a lareira e gerar um vapor terapêutico calmante
Considerações
Finding . um bule de chá japonês para sua coleção de antiguidades requer vários recursos : um guia bem escrito , paciência ( que pode demorar um pouco para encontrar o pote que você está procurando ) e um talento para a negociação. Examinar uma variedade de sites da Internet e mercados de pulga e você vai encontrar grandes disparidades nos preços e condições. Por exemplo, Dragonware , um estilo bule japonês popular entre os colecionadores , pode custar 235 dólares se comprado de um vendedor e US $ 50 a partir de outro . Conhecendo a faixa de valor do estilo que você procurar vai lhe dar uma sensação melhor para o preço certo. Se você estiver disposto a aceitar as falhas , você pode encontrar uma verdadeira pechincha. Recomendamos vivamente ter a orelha de um avaliador respeitável. Guidebook preços são definidos no momento da publicação , a oferta ea demanda pode conseguir empurrar um bule rara para a estratosfera em um curto espaço de tempo . Consulte um profissional avaliador com um bom historial , se você não tiver certeza sobre o preço de um bule de chá que você gostaria de comprar . Você vai ter uma opinião bem informados que poderia fazer possuir seu bule ainda mais agradável.