Examine a safira de perto. Procure plaquetas metálicas, as impressões digitais de fluxo ou bolhas de vidro. Você pode precisar de uma lente ou de outro tipo de instrumento para fazer isso. Safiras genuínas não têm essas imperfeições. Se a safira tem algum destes sinais , pode ser uma pedra tratada ou simplesmente uma farsa.
2
Pergunte ao vendedor sobre o nome da gema. Safiras vem em uma variedade de nomes com base onde foram extraídos . Há safiras australianos, birmaneses ( agora Myanmar) safiras , safiras tailandesas , safiras Caxemira , Montana ou Yogo safiras , safiras orientais e Ceilão (hoje Sri Lanka) safiras. Safiras que são nomeados após esses lugares são mais propensos a ser genuíno.
3
Veja a cor da pedra. Cada safira, extraído de seu próprio local ou país de origem, podem variar na cor ou tonalidade . Por exemplo, se a safira é azul de cor clara , as chances são de que é a partir de Sri Lanka. A safira , cuja cor é uma combinação de laranja e rosa é uma padparadscha , outro tipo de safira extraído no Sri Lanka. A safira com uma cor azul profunda seria uma safira da Caxemira.
4
Familiarize-se com os diferentes nomes descritivos usados em safiras distintivas . Isso irá ajudá- lo a determinar se a gema é verdadeira ou não . Por exemplo , você pode encontrar nomes como água Sapphire, Chatham Sapphire e Lux Sapphire. Esses nomes não se referem a safiras genuínas. Eles são nomes descritivos para gemas sintéticas que são feitas de materiais sintéticos iolite ou outros .