Vire a garrafa e examinar a base. A aparência rude área arredondada na parte inferior da garrafa significa , provavelmente, foi feita antes da década de 1850 --- quando sopradores de vidro ainda fez garrafas à mão individualmente. A marca pontil , como a área bruta é conhecido , foi causado pela ferramenta ( chamado uma haste punty ) utilizado para segurar a garrafa como o lábio ( abertura ) estava a ser moldado . Quando a ferramenta foi removido ele deixou uma marca característica.
2
Olhe atentamente para o gargalo da garrafa . De acordo com Digger Odell Publicações ", " Noções básicas de garrafa "," Uma das pistas mais importantes para a idade de uma garrafa é o estilo do lábio . " Se existe uma costura na base do lábio sobre o ombro , o frasco é pré -1890 , antes de que todos os bordos do frasco foram aplicados à garrafa como um passo secundário . Antes de 1870 a maioria dos lábios foram distorcidas ou bruto, contendo muitas irregularidades. Tênues anéis concêntricos ao redor do lábio garrafa indicar uma garrafa feita desde 1880 , quando se tornou uma prática comum usar uma ferramenta " lipping " para fazer o lábio mais uniforme. Tampa de rosca --- grosseiramente feitas no início --- não veio à existência até os anos de 1860 e tinha moído lábios.
3
Examine a garrafa para uma costura , o que indicaria a garrafa foi produzido num molde . Entre 1855 e 1870 de um dispositivo chamado caso pressão permitida sopradores de vidro para a produção de garrafas , sem o uso da vara punty --- esta produziu uma costura característica que continuou sob o fundo da garrafa , dividindo-a em duas metades com uma marca circular no parte inferior central. A primeira garrafa totalmente moldado --- incluindo o lábio --- foi feita por volta de 1892.
4
Verifique a garrafa para a uniformidade. Máquina feita de garrafas de processos totalmente automatizados eram a norma do início de 1900 , assim que a mão - de acabamento não era mais necessária e marcas de acabamento mão , portanto, desapareceu. Garrafas são mais suaves e mais uniforme da década de 1920 , e são menos propensos a ter levantado rótulos depois de 1930.
5
Considere a cor. A maioria das garrafas de início (mas não todos) eram claras ou uma cor aquático fraco . Garrafas escuras eram conhecidos --- especialmente para venenos e produtos químicos ou para usos mais artísticos e caros --- mas garrafas diárias tendia a ser incolor ou de cor clara . Porque eles eram as cores comuns de seu dia , eles são considerados de valor inferior cores mais escuras ou mais obscuros.