Uma das grandes áreas produtoras de cerâmica do mundo, e os produtores originais de siderita , é o distrito de Staffordshire na Grã-Bretanha . Ceramistas de Staffordshire procurou melhorar a louça comumente chamado pearlware . Isto resultou em um barro que é mais difícil do pearlware e pode ser de vidro branco brilhante. Charles James Mason primeiro patenteou o termo " canga ", em 1813, e na década de 1820 , muitos ceramistas de Staffordshire estavam produzindo o ware. Embora ironstone início continha impressa de transferência e decoração pintados à mão, as olarias descobriu que a década de 1840 , a maioria dos consumidores preferiu louça branco liso.
Stoke -On- Trent ( Staffordshire )
em 1910 , o distrito de Staffordshire assumiu o nome Stoke -On- Trent, onde dezenas de olarias ainda existem hoje. O distrito teve duas grandes vantagens : fontes de argila abundantes e um porto nas proximidades. As olarias britânicos limita sua produção ironstone a louça, e América rapidamente se tornou seu maior mercado .
Americano Ironstone
Antes do advento da louça ironstone , os Estados Unidos tinham uma indústria cerâmica limitado. Suas cerâmicas produzidas em grande parte tijolos, telhas , redware e grés . A preferência pela louça branco em meados de 1800 permitiu uma indústria incipiente de desenvolver, desde ceramistas americanos não precisa ser perito em decoração ( especialmente de transferência de impressão). Regiões em Nova Jersey e Ohio (e mais tarde New York) que tinham fontes de argila de alta qualidade e redes de transporte bem desenvolvidos tornaram-se os centros de produção ironstone louça americano.
New Jersey
Vários grandes olarias no Trenton , New Jersey , a área produziu grandes quantidades de ironstone louça. A produção começou no distrito de Trenton na década de 1850 em atraso, quando começou a comercializar seu olarias louça ironstone como china canga , granito branco, pedra china , porcelana vitrificada , Hotel China e outros nomes. Na década de 1890 , dezenas de olarias tinha sido estabelecido para formar uma próspera indústria.
Ohio
East Liverpool , Ohio, tornou-se outro grande produtor de cerâmica. Embora tenha começado na década de 1840 , produzindo yellowware , a área em torno de East Liverpool floresceu em uma cerâmica produzir distrito ironstone louça. A era ironstone em Ohio começou na década de 1870 , quando os grandes olarias de Knowles, Taylor & Knowles começou a operação . O Homer Laughlin China empresa iniciou a produção em 1907.
Identificar Ironstone
Ironstone dinnerware é mais grosso e mais pesado do que a porcelana . É fácil de identificar pela marca de seu criador. Marcas de fabricante são normalmente encontrados no centro da base de um prato em preto underglaze , marrom, escuro cores azul ou outros . Marcas americanas iniciais são semelhantes em design de marcas inglesas, pelo que a investigação pode ser necessária para determinar onde o prato veio. Existem vários guias disponíveis para ajudar a identificar e data marcas de fabricante . Também é importante notar que a canga é um termo genérico para louça que vai por vários nomes diferentes, tais como semi- porcelana , pedra porcelana, granito branco , hotel de software e outros.