durante o reinado de Kangxi da dinastia Qing Emporer (1662-1722) , o hábito ocidental de usar rapé penetrou na Cidade Imperial Proibida. O Workshop imperial produzido minúsculos frascos de rapé de decoração para a família real para usar como recipientes para esta forma alimentado do tabaco. Os frascos de rapé também foram apresentados por membros da realeza como presentes aos ministros da corte real e diplomatas estrangeiros . A fábrica de vidro que produziu Pequim vidro foi criada em 1696, sob a direção de Kilian Stumpf ( 1655-1720 ) , missionário jesuíta que estudou teologia em Mainz e foi em uma missão para a China em 1688.
Período de pico
a altura da forma de arte ocorreu durante o reinado de Quianlong (1736-1795) , que é por isso que é chamado de vidro de Pequim Quianlong vidro na sociedade arte japonesa. O período de pico da oficina tanto em termos de qualidade e quantidade foi entre 1740 e 1760, de acordo com o boletim Metropolitan Museum " Arte Asiática. " Após esse pico , muitos trabalhos posteriores eram cópias de obras-primas anteriores , diz Scanlan Belas Arts.com .
Processo
O demorado, trabalhoso processo de tomada de Pequim vidro envolve mergulhando uma base de vidro de uma cor contrastante em vidro de cor de uma camada de cada vez. O artista esculpe longe porções do vidro sobreposto revelando as camadas de outras cores por baixo , criando belos desenhos . Os tipos de vidro de base tradicionais são opacas branco, pérola branca (que é claro , com manchas de neve ) , Clear imperial amarelo e vinho tinto (que é transparente). Vidro de Pequim contemporânea pode usar cores básicas vermelho pretas ou escuras , entre outros. O vidro sobreposição normalmente usa cores vivas , como verde, amarelo e azul, apesar de marrom escuro e branco também pode ser encontrado.
Simbolismo
Alguns dos temas clássicos de obras de Pequim vidro têm significados tradicionais, bem como apelo visual. Barcos na água , por exemplo, implica velejar. Um dragão alegre e Phoenix indicam acasalamento e harmonia. Guindastes e pêssegos ambos significam longevidade, peixe significa recompensa , e uma flor de lótus pode significar harmonia ou continuidade. Um peixe e um lótus juntos significaria recompensa contínua, ou ano após ano riqueza .
Coleta
Porque os trabalhadores que produziram essas obras foram considerados trabalhadores , eles raramente saía seus nomes nas peças. Peças produzidas pelos imperiais Workshops Dinastia Qing foram rotulados Kangxi ou Quianlong . Etiquetas reais não significa necessariamente trabalho imperial vintage, no entanto, uma vez que mesmo obras contemporâneas que são projetos novos , em vez de cópias , muitas vezes suportar rótulos Quianlong , de acordo com Scanlan Belas Arts.com . Garrafas genuínas do século 18 vidro chinês rapé variam de $ 5.000 a $ 10.000 a partir de 2009 , e têm vindo a aumentar de preço devido ao período finito de sua produção , coletor Vincent Fausone , Jr. disse Colecionador Weekly.