Entre as duas guerras mundiais , o estilo modernista de Art Deco floresceu e influenciou a arquitetura, design de interiores e industrial, mobiliário e até sets de filmagem . Ted Stiffel fez uso das linhas limpas minimalistas típicas da art deco. Suas lâmpadas eram finos e magra, com um olhar mais esculpido em vez dos estilos gótico e vitoriano volumosos ornamentados do dia. Stiffel usado populares art deco metais como aço inox, latão , bronze e estanho para criar o seu novo estilo de lâmpadas.
Stiffel História
Stiffel era um artista e designer que especializada em vitrais antes de abrir a Stiffel Lamp Company em 1932 em Chicago. A filosofia de Stiffel foi lâmpadas devem ser obras de arte funcionais . Sua empresa fez no , estilo modernista inovador que desafiou tradicional moda de sua concorrente durante o auge da Grande Depressão . Fabricantes de vidro Stiffel empregados , trabalhadores metalúrgicos e designers que trouxeram seus conhecimentos para seus projetos .
Pólo da lâmpada
de Stiffel Pólo da lâmpada foi a sensação de design da década de 1940 e ele permaneceu popular durante anos. A lâmpada de aço inoxidável era simples e funcional. Três lâmpadas em forma de cone ligados ao pólo em diferentes alturas . Cada uma das lâmpadas separadamente trabalhados e pode girar para iluminar áreas diferentes ao mesmo tempo . A tensão da mola no interior do poste de metal oco segurou no lugar do teto ao chão . Modelos posteriores tinham uma pequena base. O poste de luz se encaixa em um canto ou atrás de móveis , e foi o precursor da iluminação da trilha .
Stained resposta Vidro Lâmpadas
de Stiffel a famosa lâmpadas vitrais da Tiffany foi um versão mais prático e funcional . Sua lâmpadas usadas mais finas mas fortes pedaços de vidro que permitiu que mais luz passe através da comparação com as lâmpadas mais grossas de Tiffany . Os modelos de mesa e chão tinha o mesmo grau de qualidade como o seu concorrente mais caro, e superou Tiffany lâmpadas seu primeiro ano no mercado. A lâmpada de vidro manchado Stiffel é procurado após peça de colecionador em 2010, com uma venda por US $ 450.
Lâmpada Shades
O shantung mais fina seda , um tipo dupionni do Shantung Providência , na China, foi o material preferido usado para fazer tons Stiffel . Dois casulos de bicho da seda aninhados juntos produziram as linhas irregulares desejáveis que distinguiram dupionni . A primeira sombra era o estilo drum clássico semelhante a um tambor em uma banda. Estava disponível com ou sem tubulação vertical, um pedaço de tecido ou plástico que ajudou a segurar a sua forma. Outros estilos seguida , da curva de Bell , V- notch , Drum Reto e Bell Curve Vieira .
Stiffel vs.Sears
Ted Stiffel processou Sears, Roebuck & Co., em 1964, por violação de patente para copiar seu projeto da lâmpada pólo. O caso foi para o Supremo Tribunal , onde Stiffel perdido. O tribunal decidiu a patente poste de luz tinha expirado assim que o projeto era de domínio público, onde qualquer empresa pode copiá-lo. Stiffel ficou em actividade até 2000, quando o Salton Lamp Company comprou.