Inspecione a parte inferior de um item de prata. Você vai estar à procura de pequenas marcas estampadas na prata. Estas são as principais características , e prata russa tem quatro deles. Eles consistem de números e símbolos dentro de um círculo, oval ou retangular chamado de cartela .
2
Identificar a marca do fabricante . Este será um conjunto de iniciais, geralmente dois, dentro de um cartucho . Você pode usar essa marca para procurar as iniciais em um guia para saber quem fez a prata. Observe o estilo de letras usadas . Makers russos usaram letras do alfabeto cirílico russo e as letras latinas mais familiares. A forma do cartucho pode ser uma pista para ajudá-lo a encontrar o fabricante certo.
3
Localize a marca do ensaiador . Normalmente você pode encontrá-lo próximo a marca do fabricante , como parte de um conjunto de características do governo ( ensaiador , cidade e qualidade) . O ensaiador é o funcionário do governo que testa a qualidade da prata. Se ele passou por inspeção , o ensaiador carimbado suas iniciais nele com a data imediatamente abaixo como parte de uma mesma marca. A marca do ensaiador é sempre em letras cirílico russo.
4
Localizar a marca da cidade , que normalmente é um brasão ou outro símbolo similar. Marcas da cidade mudam com o tempo , assim que um guia para marcas russas é essencial para a identificação da cidade. Por exemplo, St. Petersburg usou uma águia de duas cabeças segurando um punhal 1700-1740 . Depois disso, duas âncoras , formando uma cruz sobre um cetro vertical, substituiu-o .
5
Inspecione a marca de qualidade para determinar a quantidade de prata utilizada no produto . É constituída por um número de dois dígitos, que indica o teor de prata em partes por mil . Os números fazem parte de um sistema russo , chamado zolotniks , o que não corresponde diretamente a outros sistemas de qualidade de prata aceita. Por exemplo , o número 84 em prata Zolotnik russo converte em 87,5 por cento de prata , e não de 84 por cento de prata. Um guia vai ajudá-lo a decifrar os zolotniks , que variam entre os 62 a 91. No final de 1886, uma cabeça foi adicionado à marca de qualidade por decreto do czar Nicolau II. Isso é chamado de marca Kokoshnik . A cabeça mudou várias vezes ao longo dos anos , coroado ou sem coroa , às vezes olhando para a esquerda , outras vezes olhando bem , mas a partir de 1869 em toda a prata russo terá uma cabeça na marca de qualidade.