cor pode ser um pouco enganador , porque muitos cristais vêm em uma variedade de matizes. No entanto , a profundidade de cor é sempre importante . Olhe para o centro do cristal . Se você vê uma mancha clara, transparente , há uma chance de que você está segurando um pedaço de vidro .
Dureza
Vale a pena familiarizar-se com a escala de Mohs de dureza, que diz que o diamante pode arranhar coríndon (rubi e safira ), que podem arranhar o topázio , que podem arranhar o quartzo, que pode arranhar feldspato ( moonstone. ) Obviamente você não pode pegar um pedaço de jóias de fora de uma tenda e tomar uma lixa de unha a ele, mas verifique o cristal para manchas sob uma lupa . Esmeraldas , por exemplo, são relativamente suaves e não é incomum para gemas individuais para sustentar arranhões .
Contexto
cristais servem a propósitos diferentes, dependendo de sua resistência , raridade e tamanho. Por exemplo , as pequenas pedras vermelhas conhecidas como granadas foram sempre muito abundantes ser precioso . Sua suavidade significa que eles são menos adequados para jóias resistente tal como anéis e pulseiras , mas na era vitoriana foram imaginativamente empregados em broches e colares longos . Uma grande pedra avermelhada ou marrom amarelada montado em um broche de prata quase certamente será um topázio Caingorm ou Scotch - na verdade, não topázio em tudo, mas uma variedade de quartzo enfumaçado Cristais são cortadas para melhorar suas propriedades naturais. Os três cortes principais são brilhantes , step e cabochon . Um corte brilhante tem uma coroa plana, uma forma geralmente circular e 58 facetas . Isto é usado para diamantes. Um corte passo , utilizado em particular para as esmeraldas e topázios , é de oito lados com uma aparência mais retilíneo. No corte cabochão , a pedra é afiada em forma suave , arredondado, sem facetas. Opalas , pedras semipreciosas , Gato- olhos e granadas maiores são geralmente apresentados "en cabochon . "
Cut