Examine o diamante com uma lupa . Se ele tem uma base pontiaguda e facetado , então é uma pedra corte brilhante que data do primeiro quartel do século 20 , no mínimo.
2
Olhe para o diamante de novo. Se a base é plana, mas a coroa ou superior parte é uniformemente cortado em 24 facetas , então o que você tem é um diamante rosa de corte , que pode datar de qualquer lugar entre meados do século 17 até o final do dia 19.
3
Verifique a coroa da pedra. Se ele tem apenas algumas facetas que terminam em um ponto, então o diamante manteve um corte rudimentar que pode datam de tão cedo quanto 1456, quando Louis van Berguen de Bruges fez os primeiros passos no desenvolvimento de arte do lapidarist . Diamantes que datam de um período anterior teria tido nenhum facetas em tudo, em vez de ser polido em um cabochon - . Uma forma suave , semi- esférica
4
voltar sua atenção para a maneira em que o diamante está montado . Na jóia medieval e renascentista , os diamantes são geralmente afundado dentro de colares de ouro maciço apoiado conhecidos como " pinças ". No século 18 , os diamantes eram freqüentemente definido em prata para melhorar seu brilho à luz de velas . Até o final do século 19 , você encontra luz, configurações de platina delicados e garra montagens com costas abertas.