Verifique qual o material do mármore é feita froml . Se ele tem qualquer tipo de padrão de cor atraente , então será uma bola de gude . China e argila mármores são de aparência simples , com apenas decoração floral básico na melhor das hipóteses , e suas fichas ou mossas vai mostrar descoloração. Porque eles não têm apelo visual , estes são de pouco interesse para colecionadores, mesmo que alguns deles podem ser centenas de anos de idade .
2
Examine o mármore com cuidado para ver se se existem pequenas puckerings em a superfície do vidro . Conhecido como marcas pontil , estes são um sinal de artesanato mão. Um mármore sem marcas pontil é feito à máquina e, portanto, pouco provável que seja colecionável. Um mármore com duas marcas pontil - um de cada lado - provavelmente foi feito no período de 1850-1914 por um soprador de vidro especializada em mármores . Um mármore com apenas uma marca pontil é conhecido como um "fim de dia " peça. Isso significa que ele foi feito por um soprador de vidro como um one-off , provavelmente como um presente para uma criança. " Fim do dia " mármores são muito mais escassos que os seus homólogos artesanais comuns.
3
Inspecione o padrão do mármore. Como regra geral, quanto mais meticuloso e deliberado o padrão parece , mais colecionável o mármore é provável que seja . Por essa razão, entre os menos interessantes são mármores " escória " feitas a partir de probabilidades e extremidades de vidro colorido esmagado juntos ao acaso. De longe o mais colecionável são " sulfuretos. " Datado de Alemanha na década de 1850 , estes são os mármores claros que abrigam pequenas figuras de barro , geralmente bustos de pessoas famosas, representações de edifícios de referência e assim por diante . Sulfetos são escassos e valiosos.
4
Verifique o estado do mármore . Enquanto coletores vai esquecer pequenas manchas, uma bola de gude que tem sustentado múltiplos chips terá pouco valor de revenda.