Começando por volta de 1820, os Estados Unidos tornaram-se o principal produtor mundial de molde de vidro soprado enquanto tentavam imitar anglo-irlandês vidro de corte . Vidro prensado foi o primeiro feito por Enoque Robinson em 1827 no New England Glass Company em East Cambridge , perto de Boston e , em seguida, por Deming Jarves no Boston & Sandwich empresa de vidro , onde o nome de " vidro Sandwich" originou. Pressionado propagação de vidro para a Inglaterra e no resto da Europa logo depois. América também entrou no seu período brilhante depois de 1880 , e há muitos exemplos do período de espumantes , vasos de vidro lapidado , alto , em linha reta ou se originaram . Tiffany patenteou sua vidro Favrile em 1894 e criado em vasos , jóia-como cores metálicas brilhantes.
Inglaterra
Um vaso de vidro topázio feita por Thomas Woodall em 1890 tem uma forma clássica, e um assunto clássico - um jovem em gregas cortinas olhando conferem com um pássaro - mas tem uma camada de esmalte moderno e está gravada . O efeito é de uma grande zona de ecrã . Outro vaso pedestalled de Sowerby Ellison Glassworks é feito de pressionado, violeta marmorizado vidro. Ela foi feita no final da década de 1870. Vasos e outros vitrais como este foram pressionados em moldes de alívio com êmbolos e não soprando .
França
Art nouveau vasos também estavam sendo produzidos na França. Três exemplos de vasos em camadas, gravadas e de classe corte mostram desenhos quase abstratos de flores exóticas. Estes vasos são de Nancy , França, feito por volta de 1890 por Emile Gallé . Outro vaso, em camadas , gravado, cortado e gravado, esportes orquídeas vermelhas estranha escuros, e também está fora de Nancy por Daum Fréres . Estes vasos de vidro em camadas foram feitas de duas ou mais camadas de vidro colorido diferente . A técnica foi desenvolvida principalmente na Boêmia , em seguida, se espalhou por toda a Europa.
Bohemia
Os fabricantes de vidro da Boêmia tinha sido famosa por seu vidro desde o século 13 . No século 19 , eles estavam fazendo vasos em cores brilhantes de ouro, vermelho rubi , verde esmeralda e safira azul. Até o final do século, eles estavam criando completamente estilo Art Nouveau, museu vasos dignos , incluindo ainda peças fundidas iridescentes com aparência de Johann Loetz - Witwe .