The American Federal Era começou após a Guerra Revolucionária e levada para o início do século 19 . Os americanos estavam tomando orgulho na sua nação e seu patriotismo se refletiu na prata da época. Motivos padrão comum incluído águias , bandeiras, e militares e heróis cívicos. A sobreposição com a era Federal, Neoclassicismo também floresceu no início do século . Celebrando temas clássicos de Roma , Grécia e Egito , ourives muitas vezes adicionados pergaminhos , urnas , flores e criaturas mitológicas para os seus padrões .
Tarifária de 1842
A pauta de 1842 foi crucial para o desenvolvimento de uma indústria próspera de prata na América. A tarifa cobrada uma taxa de 30 por cento em prata importada de outros países. Devido à despesa , prata importados declinou após a tarifa , dando às empresas de prata americanas uma vantagem em um mercado livre praticamente competição . Empresas fundadas antes da tarifa , como a Tiffany & Co. e Gorham, assumiu a vantagem com prazer e prosperaram durante o resto do século e depois.
Industrialismo e Artistry
Avanços na máquina durante a Revolução Industrial , não só aumentou a produção de prata, mas também afetou a arte de padrões. A quantidade de tempo necessário para fazer uma peça de prata foi muito reduzido pelo uso de novas máquinas , dando ourives de mais tempo para se concentrar no design. Além disso, com uma demanda pública crescente para a prata pessoal veio uma demanda para diferentes estilos de padrão. Revivals de períodos de design últimos iam e vinham no meio do século , mais e mais prata foi fabricado. O Rococó Revival , entre outros pontos, seguido do neoclassicismo do início do século, com desenhos muito ornamentadas apresentando conchas , flores e pergaminhos. Até o final do século, centenas de padrões estavam disponíveis para venda.
Influências japonesas
Em 1854, os Estados Unidos fizeram um tratado com o Japão, em que o nação asiática abriu as suas portas aos navios americanos. Pela primeira vez , a arte ea cultura do Japão estava sendo visto pelo público e ourives americano. Padrões de prata na última parte do século refletiria crescente fascínio da América com pintura japonesa , escultura e design de interiores. Um exemplo disso é a coleção Vine , introduzido pela Tiffany & Co. em 1872. Inspirado pelos motivos naturais do Japão , o padrão oferecido uma variedade de frutas , flores, verduras e grãos em alto-relevo .