545,67 quilates - um quilate sendo o equivalente a 200 miligramas - o Jubileu de Ouro é atualmente o maior diamante lapidado na existência. Minado na África do Sul , em meados da década de 1980, em seu estado bruto a pedra pesava 755 quilates . Era conhecido originalmente como o Brown Sem nome por causa de sua cor, classificada como " amarelo- marrom fantasia. " A lapidação foi supervisionado pelo joalheiro Gabi Tolkowsky , ea jóia rebatizada foi apresentado ao rei da Tailândia em seu aniversário de 50 anos em 1997. Estimativas de seu valor executado até US $ 12 milhões.
O Cullinan I
Também conhecida como a "Estrela da África", em 530,20 quilates o Cullinan I é o maior diamante incolor no mundo. É o chamado " Cullinan I" porque era o mais pesado dos nove diamantes grandes cortadas de uma pedra gigantesca de 3,106.75 quilates encontrados em 1905 em uma mina Sul Africano pertencente a Sir Thomas Cullinan . Formado em uma pêra elegante cortado por Amsterdam joalheiros IJ Asscher e Co., o Cullinan I foi comprado para o aniversário 66 do rei Edward VII da Grã-Bretanha , que tinha que definir na cabeça do Cetro Real . Ele agora reside na Torre de Londres, com as Jóias da Coroa e tem um valor estimado de US $ 400 milhões.
O Incomparável
Originalmente um enorme, mas de forma irregular 890 quilates , esta pedra amarelo smoky foi encontrado por uma menina em uma pilha de entulho descartado de uma mina de diamantes na cidade de Mbuji Mayi , na República Democrática do Congo - ex-Zaire - na década de 1980 . A pedra bruta foi cuidadosamente estudado por quatro anos , na esperança de que ele possa produzir uma jóia acabada maior do que o Cullinan I, mas no final a versão facetada foi um pouco menor em 407,38 quilates.
O Cullinan II
escavado a partir do mesmo diamante bruto enorme como o Cullinan I, o Cullinan II pesa 317,40 quilates. Apesar de ambas as pedras compartilham o mesmo brilho incolor , seus cortes são muito diferentes - Cullinan I é em forma de pêra , enquanto Cullinan II tem uma quadrada " almofada " de corte. Ele é incorporado na Coroa Imperial da Grã-Bretanha e, como o Cullinan I, está em exposição com as jóias da coroa.
O Espírito de Grisogono
minada na África em algum momento durante os anos 1980 , o Espírito da de Grisogono é, 312,24 quilates, o maior diamante negro sabe que existe , além de ser o quinto maior diamante do tipo. O nome vem de joalheiros suíços e especialistas em diamantes negros De Grisogono , que tinha a pedra formado em um nível elevado, abobadado " mongol " cortar e definir em um anel de ouro branco com 702 diamantes brancos mais .