No início dos anos 1960, toca-discos monofônicos eram comuns na maioria dos lares e salões de dança . Estes turntables transitado em popularidade desde a década de 1950 e foram geralmente baixo preço , pequeno e fácil de usar. Muitos estilos também eram portáteis . Turntables monofônicos jogado registros monofônicos , que foram gravadas usando um canal , dando a música um som plana em comparação com o som estéreo mais tridimensional .
Jogadores Stereo
os caras, maiores jogadores record de qualidade dos anos 1960 ficaram conhecidos como toca-discos estéreo. A maioria dos registros da década de 1960 foram produzidas usando a gravação de dois canais , o que deu à música uma camada de qualidade, mais rico. Estes eram conhecidos como LPs estéreo , que não poderiam ser reproduzidos em plataformas giratórias monofônicos . Os consumidores começaram a girar para toca-discos estéreo para reproduzi-los e, como resultado da crescente popularidade , muitas gravadoras pararam de fabricação registros mono em 1960 progrediu.
Diretas -Drive Turntables
sob a marca Technics , Matsushita Electric apresentou a primeira plataforma giratória de acionamento direto , em 1969. Este gira-discos , conhecida como SP -10, foi inicialmente oferecido apenas para o mercado de áudio profissional antes dominante indo. Toca-discos direct-drive consiste de um motor conectado abaixo do centro do prato registro que transforma diretamente o prato sem o uso de um cinto. Ao contrário turntables cinto-driven , os jogadores de transmissão directa possuem um sistema de arranque rápido que permite que a agulha para ser colocado sobre o registro antes que o jogador está ligado.
Correia de transmissão Gira
Antes do gira-discos direct-drive foi inventado, um tipo comum de plataforma giratória na década de 1960 foi a plataforma giratória de acionamento por correia . Este toca-discos consistia de um motor por baixo e ao lado do prato registro. Este motor foi ligado ao prato por uma cinta elástica, que se tornaria o prato para a velocidade desejada. Com toca-discos de acionamento por correia , os consumidores tiveram de colocar a agulha para baixo como o registro estava girando , tornando difícil a olho espaços entre as músicas . Além disso, os cintos usados em toca-discos de acionamento por correia tinha uma tendência a esticar , deformar ou endurecer com o tempo, forçando os consumidores a substituir rotineiramente cintos velhos que perderam a tensão e aderência.