A ânfora era um grande vaso de cerâmica bulboso , tipicamente com alças que se curvavam para baixo em ambos os lados na parte superior. Estas embarcações variaram em tamanho de ser pequeno e de mão de ser de tamanho grande barril e . Eles foram usados para armazenar vinho, azeite, cereais ou mel. Além disso , os vencedores dos Jogos Panathenaic foram muitas vezes dada uma ânfora ricamente decorado como um troféu . Nos tempos modernos, um vaso de cerâmica em forma de uma ânfora é normalmente chamado um vaso de chão ou frasco de óleo.
O Oinochoe e Hydria
O oinochoe é semelhante à ânfora na forma em que é um vaso de cerâmica em forma de bolbo com puxadores curvos para baixo sobre os lados , na parte superior . No entanto , o Oinochoe foi utilizado como um jarro de vinho . Ele tinha um lábio de verter , na parte superior , que pode ter uma ou duas pegas . O oinochoe não era tão grande como a ânfora . Era tipicamente uma embarcação de mão. O hydria era uma embarcação similar em tamanho e forma, usado como um jarro de água .
Os Lekythos
O lekythos era um vaso em forma de vaso fino com uma boca estreita e um para baixo virou alavanca ao lado no topo. Era um tipo de frasco de óleo ou jarra. Estes navios eram tipicamente itens de mão. Eles foram usados para conter óleos sagrados utilizados em funerais e cerimônias religiosas. Nos tempos modernos , um navio com a forma de um lekythos é chamado de um jarro ou um pequeno jarro .
O Kylix
Outro vaso de cerâmica em forma exclusivamente da Grécia antiga era o kylix . O kylix era pequeno o suficiente para ser de mão e foi usado como um copo para beber líquidos . Tinha a forma de uma tigela rasa pés com uma boca e alças que foram colocadas para cima , localizada em ambos os lados da tigela até a metade de largura. Nos tempos modernos, que chamamos de itens em forma de o kylix " compotas ". No entanto , a maioria das compotas modernos não têm alças .