Leia tudo sobre ele . Jan- Erik Nilsson do site dos colecionadores Gotheborg.com recomenda que os futuros colecionadores gastar pelo menos um décimo de seu dinheiro em livros , em vez de a própria porcelana . "O que faz porcelana chinesa tão emocionante para coletar é, creio eu , o fato de que é tão difícil. Obrigado a todos os falsos, há muitas peças genuínas em torno não devidamente identificados como tal. Uma pechincha mercado de pulgas poderia facilmente vir a ser a coisa real ", Nilsson diz em seu site , que mantém uma lista de " 100 Melhores Livros ". Sites museu, que têm fotos em abundância, também são boas fontes.
2
Pegue o seu vaso e dar uma boa olhada. Um "Antiques Roadshow" entrevista com porcelana pró Lark Mason recomenda que você comece avaliando a forma, design, sentir e cores. A verdadeira porcelana , feita só na Ásia até o século 18 , é translúcido ao invés de opaco. Um projeto do dragão , normalmente, indicam que foi feita na Ásia. Outros temas Ming incluído peixes e flores , incluindo peônias e flores de lótus. Forma poderia indicar se o vaso foi feito para o mercado islâmico , em vez de uma doméstica . Um leve tom de azul no branco, em vez de um cobalto brilhante, poderia significar que foi feito na China , em vez de no século 19 no Japão ou meados do século 18, na Inglaterra, disse Mason.
3
Transforme o seu vaso e olhar para a marca. Porcelana chinesa foi feita em três categorias : imperial , nacional ou " louça das pessoas " e exportação. Os bens imperiais e louças dos povos, e, muitas vezes feitas para o Japão ou sudeste da Ásia, realizada marcas na parte inferior da porcelana . Bens imperiais foram feitas em um forno especial , na cidade de Jingdezhen .
4
Estude as marcas. Marcas do reino imperial pode ajudar a data uma peça, e houve 16 imperadores (um reinou por duas vezes ), durante quase três séculos da dinastia . Para começar, se o vaso diz "Made in China" é a partir de 1970 ou posteriores . Antes da década de 1890 , quase todas as marcas eram em caracteres chineses - lê-los em uma, duas ou três colunas, de cima para baixo e da direita para a esquerda. ( Se eles estão em uma linha horizontal, Nilsson diz , essa é uma delação ou é muito cedo , museu digno Ming - . Ou, mais provavelmente , uma farsa ) Como regra muito geral , as marcas do século 19 e, mais tarde estão em vermelho , diz Nilsson , enquanto que os anteriores são em azul. Uma inscrição na wares folclóricas lê " gui fu jia qi " : navio bonito para os ricos e Honrosa
.