Olhe para a peça para ver até que ponto ele é estofado . Como John Kenworthy -Brown aponta em " A História do Mobiliário ", os primeiros exemplos foram estofados apenas no assento. Pelos 1760s, estofos havia se espalhado para a parte de trás e, em alguns casos , os braços também. Uma peça com uma parte traseira de madeira lisa poderia, portanto, ser mais cedo.
2
Inspecione a peça para ver como "cadeira -like" que é. Exemplos de construção do século 18 , muitas vezes se assemelham a duas ou três cadeiras unidas lado a lado , com partes traseiras separadas siameses por um trilho superior e inúmeras pernas abaixo . Se você é sofá é assim, então é provável que seja antigo.
3
Examine as extremidades das pernas do canapé para as pequenas rodas , conhecidos como " rodízios ". Embora nem todos sofás terão estes , muitos , e eles são um indicador útil de idade. De acordo com John Bly em seu livro " ela é genuína ? " , Antes de cerca de 1760, rodízios foram feitos de couro . Depois de 1760, a maioria dos rodízios foram formados a partir de latão , com rodízios de cerâmica tendo um período de popularidade na segunda metade do século 19 . As montagens enquadrem nas rodas para as extremidades das pernas eram simples até por volta de 1800 , quando veio ornamental de detalhes, como as patas do leão e folhas de acanto em voga .
4
Vire a peça de cabeça para baixo . Olhe nos cantos do sofá para peças diagonais de madeira conhecidas como reforço blocos. Se as bordas viradas para fora dos blocos são curvas e eles estão ferrados no lugar, em seguida, é a peça improvável que data de antes de 1850. Peças anteriores deve ter struts puro e simples .
5
Examine a peça para um padrão confiável de desgaste - o tipo de desgaste que ocorre naturalmente ao longo de anos de uso. Por exemplo , a inspecção de estofos para bolsas de pó nos cantos , para desvanecimento como um resultado da luz solar e de fricção em locais , tais como as extremidades dos braços e a parte frontal do assento . Confira os pontos de pressão , como os topos das pernas traseiras e as articulações dos braços para rachaduras, afrouxamento ou reparos. Inspecione os rodízios e extremidades das pernas para a sujeira e amolgadelas. Se a sua peça tem um padrão confiável de desgaste , então você pode se sentir confiante de que tem alguma idade.