A interação mais comum entre plantas e animais é a herbivoria , onde os animais comem as plantas. Uma vez que esta interação é altamente prejudicial para a planta , as plantas desenvolveram uma variedade de defesas para se proteger contra a herbivoria , que vão desde toxinas para espinhos afiados .
Reprodução
Muitos plantas desenvolveram estratégias reprodutivas que envolvem animais. Animais, principalmente insetos, alimentam-se do néctar de suas flores , transferindo o pólen de uma flor para outra . As sementes de muitas espécies de plantas são muitas vezes dispersas por animais que comem as frutas ou armazenar sementes para posterior recuperação , ajudando a evitar a concorrência entre uma planta criança e seu pai por recursos.
Shelter
As plantas formam uma importante fonte de abrigo para muitos animais. Por exemplo , os pássaros constroem seus ninhos em árvores para proteger seus filhotes dos predadores.
Mutualismo
A relação entre algumas espécies de acácias e suas formigas residentes é mais complexa . As formigas atacam insetos ou plantas que entram em contato com a árvore, enquanto a árvore fornece as formigas com alimentos na forma de néctar e abrigo em seus espinhos inchados. Esta relação é um exemplo de mutualismo , uma interação de espécies em que ambas as partes se beneficiam .