A pressão barométrica média ao nível do mar é 29,92 polegadas de mercúrio , que é igual a 1.013,25 mb . A pressão barométrica diminui em cerca de 3,6 por cento para cada 1000 metros de altitude , mas as pressões medidas em altitudes mais elevadas são sempre corrigido para um valor do nível do mar , quando relatou . Isso permite que os meteorologistas para comparar a pressão sobre uma montanha para que, em um vale profundo , como se fossem a mesma elevação .
Alta e células de baixa pressão
Os meteorologistas prever o tempo , em parte, com base na diferença de pressão entre dois locais . Pressão relativamente baixa , muitas vezes indica tempo úmido , chuvoso ou mesmo tempestades , enquanto a alta pressão , muitas vezes significa bom tempo . Ar move-se de pontos de alta pressão para pontos de baixa pressão , causando vento.
Alta e células de baixa pressão sobre Mapas Meteorológicos
Mapas meteorológicos incluem isobars , curvas de nível que ligam pontos com a mesma pressão barométrica . Células de alta e baixa pressão aparecem como padrões circulares ou ovais de isóbaras , muitas vezes marcados com um H em negrito ou L, respectivamente. Em alguns mapas , os valores mais altos e mais baixos medidos são também publicados .
Extremes pressão medida
A maior pressão barométrica já registrado é 1.083,3 mb , nas proximidades de um persistente alta sobre a Sibéria . O mais baixo é de 870 mb , no olho de um furacão do Pacífico . Isto significa que uma alta em um mapa do tempo com um máximo medido de 1080 mb é uma área de muito alto, quase recorde de alta pressão.