Serras de que origem a uma altura considerável ter dois efeitos básicos sobre as massas de ar circulante. A grande massa de terra faz com que o ar para perder calor , uma vez que se ergue ao lado do pico . Como o ar é resfriado , ele perde sua capacidade de reter a água , e como resultado, um aumento de precipitação pode ocorrer .
Zonas climáticas
Os diferentes tipos de flora e fauna que crescem e vivem nas encostas das montanhas geralmente existem em zonas climáticas muito distintas. Estas zonas são baseadas principalmente na elevação com as mudanças sendo bastante abrupta . Na América Latina , por exemplo , as zonas de montanha são chamados tierra caliente , ou "terra quente "; tierra templada , ou "terra de clima temperado ; " tierra fria , a "terra fria "; e tierra helado , ou " terra de gelo ", que contém linha de neve permanente da montanha.
Cordilheiras
As grandes cadeias de montanhas que funcionam num norte direção -South muitas vezes apresentam efeitos mais pronunciados da mudança climática vertical. Isso ocorre porque a parede formidável de rocha e pedra forma uma barreira ao longo Westward movimentação de massas de ar. Como resultado , há muito edificante de ar e uma grande liberação posterior de umidade no lado oeste das montanhas. Enquanto isso, os flancos leste permanecer seco e rochoso .