A nível macroscópico , o pólen é produzido nas anteras da flor e , em seguida, os grãos de pólen são transferidos pelo vento, insetos, aves , aranha ou animal a uma flor diferente em um diferente da planta. O pólen logo encontra o seu caminho para o topo do pistilo , que é chamado o estigma . Por fim, os grãos de pólen migrar para o interior do pistilo e unidos com o óvulo em um processo chamado de fertilização.
Vista microscópica
Um grão de pólen é um partícula microscópica do que com uma cobertura exterior de espessura que rodeia o material genético do sexo masculino , chamado esperma . A parede externa é e dividido em duas camadas ricas em proteína, denominada exina e intine . Muitos grãos de pólen produzir uma camada de proteína que impede a célula de secar.
Masculino Material Genético
Quando o pólen é produzido pela primeira vez na antera , o célula genética macho tem um número normal de cromossomas . Mas, então, a célula vai se dividir e formar duas células espermáticas. A formação destas células pode ocorrer antes ou depois da dispersão do pólen .