Biorremediação não necessariamente envolve a engenharia genética ; algumas plantas são naturalmente capazes de tomar os contaminantes a partir do solo e, em certos micróbios já possuem a capacidade de degradar certos resíduos . A engenharia genética , no entanto, pode melhorar a biorremediação , fazendo plantas disponíveis e micróbios que podem mais eficazmente degradar resíduos ou pode enfrentar resíduos para os quais não existam soluções no presente.
Benefícios
de acordo com um documento da Faculdade de Direito New Hampshire, biorremediação com plantas e bactérias geneticamente modificadas poderia fornecer ferramentas mais eficazes para degradar os resíduos em mais locais em todo o país --- sem criar subprodutos tóxicos . As notas de papel mesmo que estimaram os custos de limpeza para todos nós depósitos de resíduos perigosos usando as tecnologias atuais exceder 1.700 bilião dólares , então biorremediação pode ser mais caro também.
Considerações
de acordo com um artigo de janeiro de 2010, na Engenharia Genética e Biotecnologia Journal, vários experimentos de laboratório já demonstraram que as plantas transgênicas e micróbios são em alguns casos mais bem-sucedidos na remoção de contaminantes ambientais ou degradantes . Há ainda desafios que ainda precisam ser superados, no entanto, como garantir os micróbios alterados podem sobreviver no solo , onde eles são usados e na avaliação do impacto sobre o meio ambiente .