A espiral fundo da flor é o cálice , constituído pelas sépalas . Sépalas são estruturas leaflike verdes que protegem a flor como um broto. Após a flor se abre , as sépalas permanecem abaixo do corolla . O caule, na base da flor para que o cálice está ligado é denominado pedicelo
Corolla
As pétalas formam a espiral acima do cálice . ; Toda esta unidade de pétalas é chamado corola . As cores brilhantes, óleos aromáticos e glândulas de néctar são frequentemente associados com as pétalas , e estes formam os displays vistosas comumente associados com flores. Uma função comum do corolla é atrair polinizadores - insetos e outros animais que carregam o pólen entre flores , permitindo a fertilização. O cálice e corola juntos são chamados de perianto , as espirais não reprodutivas da flor.
Androceu
O androceu é a parte reprodutor masculino da flor e constitui a próxima espira . Os estames são o princípio estrutura do androceu e consistem de um tecido produtor de pólen chamada antera, no topo de uma haste fina chamado filamento.
Gineceu
O gineceu ( também chamado o pistilo ) forma a quarta verticilo e contém as partes reprodutoras femininas . A principal característica do gineceu é o carpelo . O carpelo consiste de uma haste , chamada de estilo , que se estende entre o ovário na base do estigma e um tecido pegajoso que recolhe o pólen na outra extremidade do modelo , chamada a estigma .