A dispositivo bastante simples , o pluviômetro age como um copo de medição para medir a quantidade de precipitação em uma determinada área . Usando um medidor de chuva permite meteorologistas saber exatamente a quantidade de chuva caiu, o que lhes permite medir exatamente o quanto a umidade está dentro do solo. Pluviômetros não são a melhor ferramenta para a previsão de inundações; na verdade, eles são apenas úteis para prever as inundações dentro da área onde o pluviômetro está situado . Os serviços meteorológicos locais podem relatar 2 polegadas de chuva em que o indicador foi localizado , mas já que a quantidade de chuva varia de bairro para bairro , a informação não é exatamente preciso.
Airborne Laser
no distrito de Queenstown Lakes , na Nova Zelândia , os meteorologistas estão sendo digitalizados áreas com lasers direcionados , a fim de prever enchentes . O LiDAR ( Light Detection and Ranging) scanner a laser é presa a uma aeronave. Como o avião voa sobre , o laser reúne informações sobre a área abaixo , incluindo mudanças na linha de costa . Os EUA National Oceanic and Atmospheric Administration e NASA está usando os dados para determinar essas mudanças e prever possíveis inundações .
Satélites
Em 2 de novembro de 2009, a Agência Espacial Europeia lançou o Umidade do solo e salinidade ( SMOS ) por satélite. Ele mede os níveis de umidade do solo , a taxa de crescimento das plantas e níveis de sal no oceano em todo o planeta . Ele envia as medições recolhidas de volta à Terra, onde os cientistas usam os dados para prever possíveis inundações ou condições secas extremas. NASA também está usando a Missão Tropical Rainfall Measuring ( TRMM ) para medir a quantidade de umidade no solo da Terra. O satélite detecta alterações na radiação de microondas a ser emitida pelo solo . Quando o solo está seco , é quente , portanto, mais micro-ondas são emitidas . Quando o chão está molhado , é mais frio , por isso menos microondas são emitidos . Devido ao solo absorve menos humidade quando é saturada ( como uma esponja ) , é provável que possa ocorrer uma inundação em áreas onde o solo é humedecida significativamente , como o solo não pode mais absorver a água .