Quando a chuva ácida cai em um lago ou rio , diminui o equilíbrio desse corpo especial da água pH . De acordo com a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos , a maioria dos rios e lagos tem um nível de pH natural entre 6,0 e 8,0 . Corpos de água com um nível de 5,0 ou menos são considerados pH muito ácido . Derretimento de neve e chuva forte com conteúdo químico pode causar breve escoamento ácida em algumas áreas. Muitos lagos e córregos em os EUA são sensíveis a esta acidificação episódico , que pode causar " mortandade de peixes . "
Animais Aquáticos
Quando a chuva ácida entra na água , alumínio níveis aumentam em um lago ou lagoa e diminui o nível de pH . Esses fatores podem causar o estresse crônico para os peixes, o que resulta em menor peso corporal ; isso pode torná-los menos capazes quando competem por comida. Mais jovens animais aquáticos têm mais dificuldade em lidar com essas condições do que os adultos . A maioria dos ovos de peixes são capazes de chocar com um nível de 5,0 ou menos pH . De acordo com a EPA , rãs pode resistir a um nível de pH de 4,0 ou superior , enquanto que amêijoas e caracóis só pode suportar um nível de 6,0 ou mais de pH . Porque um ecossistema é interdependente , mesmo que um animal mais alto na cadeia alimentar podem suportar níveis de pH mais baixos, sua comida não pode. A redução da oferta de alimentos diminui a diversidade dentro do ecossistema ácida.
Solos e Florestas
A chuva ácida pode causar plantas e árvores na floresta a crescer mais lentamente ou mesmo morrer . Árvores são enfraquecidas quando os produtos químicos são absorvidos através das folhas e raízes , resultando em danos , lesões ou morte. Quando a chuva ácida ou a neve cai , ela penetra no solo, mas pode tornar-se neutralizada. De acordo com a EPA , esta é chamada a " zona de tamponamento " e neutralização do ácido depende do conteúdo do solo . Ambientes como as montanhas de Catskill têm solos de baixa memória, o que resulta em mais árvores afetadas pela chuva ácida. Estados como Nebraska e Indiana têm solos de tamponamento mais fortes , resultando em menos danos da chuva ácida às florestas.