Sphenophytes são perenes , ou seja, eles vivem há mais de um ano. A maioria de sua reprodução é assexuada. Eles clonam-se estendendo raízes horizontais chamados rizomas , que crescem em novos indivíduos. A reprodução sexuada em plantas segue uma " alternância de gerações " ou " alternância de fases de " ciclo de vida. A principal forma de um sphenophyte é o estágio de esporófito . Para que um sphenophyte de se reproduzir sexualmente , ele deve primeiro passar por um estágio intermediário gametófito , liberando esporos.
Esporos
como um esperma animal ou ovo , os esporos conter apenas metade dos genes do organismo . Ao contrário de esperma e ovos , esporos de não combinar com outros esporos - eles crescem em uma planta multicelular com apenas um conjunto de cromossomos. O gametófito resultante é chamado de prothallus . Esporos Sphenophyte têm apêndices chamados elatérios que ajudam a incorporá-los no solo e se aglutinarem com outras esporos , o que ajuda a garantir que prothalli estão perto o suficiente para se reproduzir.
Prothalli
Prothalli são muito pequenos e de curta duração. A reprodução sexuada ocorre entre prothalli quando a água da chuva transporta o esperma de um para o óvulo de outra . O zigoto resultante cresce fora da prothallus na planta esporófito reconhecemos .