O mais famoso dos fósseis marinhos do Alabama é o cetoides Basilosaurus ou o whate Eoceno , o fóssil do estado do Alabama desde 1984 O nome Basilosaurus significa " rei lagarto ". De acordo com um documento da Universidade de Berkeley em baleias e golfinhos , o nome era uma referência equivocada ao que foi originalmente pensado para ser os restos de uma serpente marinha gigante. Eoceno fósseis de baleias são encontradas nos solos ricos , escuros da secção Black Belt , no centro de Alabama.
Outros fósseis marinhos em Alabama são crinóides , Blastoids e cystoids . Os fósseis destes habitantes do fundo do mar estão localizados nas rochas calcárias e xisto da região norte do Estado. As cabeças podem ser encontrados toda preservada.
Fósseis de plantas
fósseis de plantas comuns incluem madeira , samambaias, cavalinhas gigantes petrificados e licopódios treelike . Elas podem ser encontradas em todas as partes do Alabama , particularmente em minas de carvão conservados em xisto . Estes fósseis de plantas estão associadas à presença de áreas de mangue -como durante a era da Pensilvânia ou carvão.
Traços fósseis
icnofósseis são as pegadas , trilhas , tocas e movimentos feitos por criaturas antigas preservadas em pedra. Norte do Alabama é uma fonte rica de vestígios fósseis da era da Pensilvânia . Fósseis de atividades criatura são encontrados no arenito e xisto da região. Traços fósseis deste período de tempo recorde um momento em que os répteis começaram a substituir os anfíbios.
Fósseis de conchas
fósseis de conchas são encontrados em depósitos de giz na região do Black Belt , no centro de Alabama , sob a forma de microfósiles . Microfósseis são compostas de milhares de pequenas conchas fundidos ao longo do tempo . Elas podem ser vistas com um microscópio .
Brachiopods são outro fóssil shell comum encontrado nas rochas da seção de Piedmont Alabama centro-leste . Braquiópodes , desde a época cambriana , estão relacionados com amêijoas modernas e ostras. Eles se parecem com conchas e são abundantes.