As gimnospermas provavelmente evoluíram no Período Carbonífero tarde mais de 300 milhões de anos atrás , e tinha diversificado significativamente pelo período Permiano que se seguiu. Hoje , os representantes são encontrados em todos os continentes , exceto na Antártida .
Reprodução
Muitas sementes gimnospermas desenvolvem em cones.
Gimnosperma significa " semente nua ", uma referência ao fato de que nenhuma fruta ou ovário carnuda envolve a semente . Muitas gimnospermas encobrir suas sementes em cones , que são modificados estruturas foliares . Na maioria das espécies , tanto homens como cones femininos existir na mesma árvore; os pequenos cones masculinos produzem pólen para fertilizar as estruturas do sexo feminino maiores e mais visíveis.
outras adaptações
Muitas coníferas são perenes , o que significa que eles mantêm suas folhas ao longo do ano . Em alguns ecossistemas isso lhes dá uma vantagem sobre árvores de folha caduca que deve encerrar operações fotossíntese quando as folhas caem. Coníferas , muitas vezes se destacam em condições adversas , tais como montanhas áridas ou ambientes de alta montanha .