Um método analisa o período de tempo certos metais estão presentes no oceano. O tempo se estende intervalo de 100 anos ( alumínio) para 260 milhões ano (sódio) .
Este método de datação não são responsáveis por quaisquer processos que removem os metais do oceano , no entanto.
a datação radiométrica
a datação radiométrica refere-se aos processos de datação utilizados em rochas . Os geólogos têm encontrado muitas rochas antigas em todo o mundo , mas como os processos constantes de placas tectônicas e erosão quebrar rochas continuamente para baixo, é difícil obter uma idade definitiva.
No entanto, " a Terra deve ser pelo menos tão velho como qualquer formação sobre ele " , diz o Arquivo Discussão Origins.
Portanto, como os geólogos descobriram rochas que são , pelo menos, 4,2 bilhões anos de idade, segue-se que a Terra vai ser muito mais velho , tendo em conta a erosão natural ' pedras e destruição.
Meteorito Dating
a idéia por trás meteoritos namoro é baseado no fato de que eles não são tão propensas a destruição como rochas e é provável que tenham se formado ao mesmo tempo que os planetas do nosso sistema solar , incluindo a Terra .
o método rubídio - estrôncio datado pelo menos 15 amostras de H Chrondites em uma idade média de 4,59 bilhões anos e 11 amostras de Eucrites em aproximadamente 4,44 bilhões de anos.
Este método é problemático, pois não podemos ter certeza absoluta das semelhanças entre as idades de meteoritos e da idade da Terra . Juntos , porém, esses três métodos ( e mais além ) apontam para a mesma idade provável de 4,6 bilhões ano , com mais de 99 por cento de certeza , de acordo com o Serviço Geológico dos EUA .