Nos dias anteriores ao dilúvio , as áreas em torno Boscastle recebeu uma quantidade anormal de chuva. Isso fez com que o solo seja excessivamente saturada. Este solo saturado juntamente com ventos oceânicos úmidos e altas temperaturas locais causou uma tempestade anormalmente grande de entrar fora do oceano e derramou mais 5 centímetros de chuva sobre o solo já está saturado . Este é mais chuva do que a cidade recebe em todas agosto. Esta quantidade extra de chuva fez com que os bancos de dois rios próximos que são geralmente dóceis a inchar e estourar seus bancos.
Localização
A localização do Boscastle em particular foi um causa da inundação. Boscastle encontra-se em um barranco íngreme no Rio Valência . Os mouros íngremes que circundam a cidade , após a saturação dos dias anteriores , pouco fez para parar a água da chuva a partir de canalizar para o Vale do Valência . A inclinação realmente causou a água para acelerar a queda para o vale abaixo. Isso, somado volume para os bancos estreitas do Valência , eo rio derramado para a cidade ao redor .
Humano Causas
Foi determinado que os seres humanos não desempenham um papel importante na inundação. O Rio Valência nunca tinha inundado em uma escala tão grande , por isso as pessoas de Boscastle achava que não havia razão para se preparar para um incidente isolado e aberração. Em retrospectiva , houve algumas medidas que poderiam ter sido tomadas para evitar a extensão do dano que ocorreu. O Valência não tem qualquer sistema de prevenção de inundações , como os bancos levantados para retardar estouro. Os sistemas de esgoto e drenagem em Boscastle são antiquados e só poderia lidar com uma pequena capacidade. O volume adicionado súbita destruído neste sistema , e que era de pouco efeito . Além disso , as estruturas que atravessam o rio , como pontes , ficaram obstruídas por escombros e , até mesmo carros . A água da chuva foi para cima e em torno destas pontes, inundando a cidade mais cedo do que o necessário .