Salgueiros na tundra são versões anãs do familiares árvores de clima temperado . Salgueiros anões são arbustos lenhosos que só podem ser alguns centímetros de altura , com as suas filiais espalhadas prostrado pelo chão para aproveitar o abrigo pode ser encontrado perto da superfície. Arbustos de salgueiro muitas vezes fazem uso de plantas lenhosas mortos como cobertura do frio e do vento. Ao longo dos córregos , no entanto, salgueiros pode crescer tão alto quanto 10 pés de altura. Willows encontram-se na baixa, mas não a tundra média ou alta - ártico .
Alder
As árvores de amieiro são membros da família de vidoeiro. Eles preferem solo úmido e tem rasas , espalhando as raízes que são bem adequados às profundidades limitadas das regiões de tundra . Como salgueiros , amieiros encontrada crescendo ao lado de córregos pode alcançar alturas de até 10 metros .
Heaths
Heaths ou urzes , são membros da família Ericacea e normalmente têm , folhas verdes duros que são capazes de suportar ventos de secagem e temperaturas frias, de acordo com a Universidade de Radford . Membros de rolamento Berry da família de charneca incluir o blueberry , cranberry e rododendros . O arbusto de chá Labrador é uma charneca com folhas aromáticas que vai crescer até seis metros de altura nas regiões ao sul da tundra. No Ártico , no entanto, este arbusto muitas vezes só cresce para ser dois ou três centímetros de altura. Heaths são encontrados no baixo tundra ártica e as menores , mais resistentes charnecas anãs são encontrados na tundra mid- ártico . Não há brejos podem suportar as condições da tundra do norte - mais alta .
Spruce e Abeto
Spruce e abetos são normalmente encontrados nas florestas boreais que se encontram à ao sul da tundra. No entanto, existem pequenos microclimas na tundra em que as condições são mais leves e mais protegido . Nessas localidades , como em encostas viradas a sul , onde o permafrost é mais profunda abaixo da superfície , abetos e pinheiros vai crescer. Além disso, o aumento das temperaturas provocada pelo aquecimento global estão causando abetos e pinheiros espécies para crescer em terras tradicionalmente considerados como pertencentes à tundra.