Medir a precipitação média para a região. Desertos receber 10 polegadas ou menos de precipitação por ano. Muitas vezes, a precipitação ocorre em rajadas curtas com períodos sem chuva longos . Chuvas torrenciais e enchentes são possíveis durante estas tempestades .
2
Anote as temperaturas médias altas e baixas para a área. Biomas do deserto costumam ter dias muito quentes, com noites de 20 a 30 graus mais frio Fahrenheit . O calor escapa -se rapidamente durante a noite , porque o ar é seco . Desertos de alta altitude são muito mais frio durante parte do ano do que os desertos de baixa altitude .
3
Estimar a elevação da área. Desertos variam muito em elevação e pode estar quente durante a maior parte do ano ou frio durante o inverno , com temperaturas abaixo de zero e neve. O deserto de Mojave , no sudoeste dos Estados Unidos é um deserto quente e é bem conhecido por Death Valley. A Great Basin , no oeste dos Estados Unidos tem altitudes mais elevadas e é um deserto frio.
4
Localize grandes cadeias de montanhas e determinar se há uma sombra de chuva . Em algumas áreas, a precipitação é forte em um lado da serra e muito limitado sobre o outro lado. Ar move sobre uma cordilheira e esfria . A umidade na forma de chuva ou neve se perde nas nuvens . O ar se aquece enquanto se move para o outro lado , tem menos umidade , e cria uma área de deserto.
5
Identificar as principais espécies animais e vegetais . Muitos animais são noturnos para fugir dos dias quentes e ensolarados e alguns obter água de vegetação . Plantas muitas vezes têm raízes muito superficiais ou profundas raízes pivotantes extremamente para absorver toda a água disponível. As plantas , como cactos, têm adaptações para coletar e armazenar água e reduzir a perda de água .