As florestas tropicais têm uma grande variedade de produtores primários (como vegetação ) e os consumidores ocupando os vários níveis de sua cadeia alimentar. O ciclo do nitrogênio é incorporado ao ecossistema da floresta tropical pelas bactérias fixadoras de nitrogênio , criando moléculas orgânicas presentes no solo . Este assume a forma de bactérias habitando em nódulos radiculares , fixação de nitrogênio em moléculas que possam sustentar a vida das plantas . As bactérias também converter biomassa em decomposição no solo em nitratos para o crescimento das plantas . O nitrogênio é então passada para a cadeia alimentar através de um grande número de produtores primários e consumidores. Ele acaba sendo devolvidos ao solo , quer como resíduos de animais ou de decomposição. Os nitratos também são transportados pelos rios para os oceanos , onde são reciclados para a atmosfera.
Desertos
O ciclo do nitrogênio em um deserto começa com a absorção de nitratos por plantas do deserto . Estes são então consumidas por insetos e répteis. Estas criaturas são , por sua vez , comido pelos consumidores secundários, tais como pequenos carnívoros e cobras. Os compostos de nitrogênio de sustentação desses animais são passados mais acima na cadeia alimentar para carnívoros maiores, como coiotes e aves de rapina. Estas criaturas ocupam o terceiro nível da pirâmide alimentar deserto . Seus resíduos e cadáveres retornar nitrogênio volta para o solo , onde as bactérias e fungos mineralizar -los para o crescimento das plantas .
Africano Savanna
savana se especializaram cadeias alimentares ; isso se reflete na proporção de produtores para os consumidores. Ao contrário de ecossistemas do deserto, savanas são caracterizadas por campos contínuos e outra vegetação perene. Isso contribui para uma diversidade de consumidores herbívoros primários. Acima destes animais são consumidores secundários e um grupo distinto de catadores. No entanto, o ciclo do nitrogênio permanece a mesma, como caracterizado pelo movimento de compostos nitrogenados do solo para a vegetação, e através dos vários níveis de pirâmide alimentar desse ecossistema. Em última análise, o ciclo começa novamente com a decomposição orgânica de todas as consumidores por desnitrificadores e fungos.