As plantas que são geralmente referidos como "ervas daninhas" tendem a ser espécies oportunistas que se aproveitam de interrupções do ecossistema e se movem para preencher a lacuna. Estas plantas são muito importantes , porque eles são resistentes , de crescimento rápido e adaptável, e vai cobrir rapidamente o solo descoberto , reduzindo a erosão e compactação do solo . Com o tempo, essas espécies de sucessão primária vai dar lugar a mais , plantas de sucessão secundária permanentes , e esse processo acabará por levar todo o caminho de volta para o ecossistema que foi originalmente perturbado.
Clareiras
clareiras são ambientes em que as sucessões que se seguem perturbação de um ecossistema são muito claras . Após a destruição da floresta, as primeiras plantas a se mover em são geralmente plantas oportunistas, tais como amoras , framboesas , cipós e gramíneas resistentes. Estes fornecem ricas oportunidades de navegação para ursos, veados , porcos-espinhos e outros animais selvagens que espalham suas sementes por mais comê-los. Eventualmente, árvores como bétulas e pinheiros vão crescer , e , se o ambiente é temperado o suficiente , estas árvores serão eventualmente sufocada pelos maiores, árvores longo de vida , tais como carvalhos e bordos .
ecossistemas vulneráveis
Alguns ecossistemas têm dificuldades em regeneração com plantas resistentes depois de sofrer graves danos . As florestas tropicais e paisagens do deserto pode levar muitos anos para se recuperar de desmatamento , as queimadas intencionais, compactação do solo excessiva, ou lavoura , porque eles não evoluíram para lidar com essas ameaças. Em florestas tropicais , a maior parte dos nutrientes no ecossistema estão contidos dentro da biomassa das próprias plantas , de modo que quando estas árvores são cortadas e removidas , o solo diminui rapidamente , e a área pode mesmo tornar-se degradadas . Normalmente, as plantas que se movem em são escovas de baixo crescimento que são muito resistentes . Pode demorar séculos para os ecossistemas florestais tropicais destruídas para regenerar a um estado de clímax.