Identificar material orgânico - por exemplo , galhos de árvores ou juncos - para fazer a cinza como o primeiro passo para fazer o carbonato de potássio . A maioria das plantas e árvores contêm carbonato de potássio ; apenas em quantidades variadas . Se estiver usando árvores, não se esqueça de incluir folhas e ramos , como este é onde o mais potássio está localizado .
2
Gravar esse material orgânico em um recipiente que é bem ventilado , como o oxigênio é necessário para destas reações químicas . Este oxigénio irá combinar-se com o carbono no interior do material orgânico para produzir o CO3 , ou carbonato , uma parte do carbonato de potássio .
3
Transferir as cinzas , quando completamente queimado , em recipientes estanques e cobrir completamente as cinzas com água . Deixe a cinza nestes recipientes durante pelo menos 24 horas. Durante esta maceração , o carbonato de potássio ou cloreto de potássio irá dissolver-se na água ; o restante das cinzas não é solúvel .
4
Filtrar a cinza através de uma camada de algodão em um recipiente . Coloque as cinzas na folha de algodão, transformando-se as bordas da folha para evitar o derramamento , e despeje água fria sobre as cinzas . Recolha dessa água, que irá conter o carbonato de potássio dissolvido.
5
Coloque essa água em uma panela em fogo . Lentamente evaporar a água a partir do carbonato de potássio . Continue até formar cristais no fundo do recipiente , dentro de uma solução concentrada . Mais cristais irão formar mediante arrefecimento ; estes são os cristais de carbonato de potássio , os quais são formados quando já não há água suficiente presente para as moléculas que permanecem na solução .
Estes cristais são uma forma grosseira de carbonato de potássio , ou cloreto de potássio .