O clima local é um fator importante na manutenção de um ecossistema frágil. Inundações, secas , tempestades e temperatura contribuem para regular o balanço de nutrientes e filtração de água adequada através de plantas e pequenos organismos. Propriedades do solo e formações de terra físicos também contribuem para a retenção de água e protecção dos solos. Árvores e plantas afetam a luz solar recebida pelo solo , influenciando as plantas que podem crescer debaixo deles . Os níveis atmosféricos de gases de efeito estufa, como o CO2, também desempenham um papel na regulação do ecossistema.
Disposições
A disponibilidade de fontes de alimentos e de água potável são importantes , independentemente de que tipos de animais vivos e as plantas habitam o ecossistema. Considerações como medicamentos naturais , peles, couro e de construção de abrigos suprimentos também entram em jogo quando os seres humanos são parte do ecossistema.
Biodiversidade
A variedade de espécies e diversidade biológica pode garantir uma maior resiliência de um ecossistema frágil , uma vez mais espécies em um local pode reduzir os efeitos da mudança por ter mais oportunidades de responder e se adaptar a novos fatores ou condições coletivamente. Como espécies em um ecossistema frágil morrer , todo o ecossistema torna-se menos resistente a mudanças futuras .